A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autores
Éricka Milena Mesquita de Morais Pedroso
Gismar Monteiro Castro Rodrigues
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ciências da Natureza, Gamificação, Projetos, Sala de aula invertida
Resumo
Este artigo é um estudo teórico que tem por objetivo evidenciar a importância da aplicabilidade das metodologias ativas no componente curricular de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. As questões que delinearam esta pesquisa foram: Como surgiram as metodologias ativas? O que elas podem proporcionar ao processo ensino-aprendizagem? Tal abordagem é importante para a formação docente? Quais os exemplos de metodologias ativas que podem ser aplicados nas escolas e, mais especificamente, no componente curricular de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental? Quais as normativas brasileiras que estão em consonância com o uso das metodologias ativas para esta área do ensino? É necessária uma mudança no currículo para o uso das metodologias ativas? O estudo fundamentou-se em publicações que abordaram a perspectiva e a experiência da aplicação dessas metodologias pelas autoras nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Elencamos quatro exemplos das metodologias ativas que podem ser aplicadas ao longo do Ensino Fundamental, nos conteúdos de Ciências da Natureza, a Gamificação, a Aprendizagem Baseada em Projetos, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Sala de Aula Invertida. Verifica-se que através dessas metodologias estimula-se o desenvolvimento e a possibilidade de ativar o aprendizado dos estudantes, colocando-os no centro do processo, em contraponto com a educação tradicional. Embora os quatro exemplos explicitados de metodologias ativas sejam diferentes entre si em seu modo de aplicação têm em comum basicamente os mesmos objetivos e alcances de resultados no processo ensino-aprendizagem.