Síndrome de Burnout um estudo com professores de uma escola pública do interior de Minas Gerais

Autores

  • Walisete de Almeida Godinho Rosa
  • Michele Cristina Alves Fioratti Simão
  • José de Paula Silva

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Estresse Ocupacional, Professores

Resumo

Resumo:A síndrome de burnout consiste em um conjunto de sintomas físicos e/ou emocionais, que estão relacionados ao modo como cada pessoa lida com os estressores no ambiente de trabalho. A síndrome acomete especialmente profissional que mantém contato direto com o público e a docência é uma das atividades mais acometidas. Partindo dessas considerações, o presente estudo teve por objetivo identificar a presença da Síndrome de Burnout em professores de uma escola pública de um município do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal, descritiva de abordagem quantitativa que contou com a participação de 89 professores. Para a coleta de dados utilizamos dois questionários: um para a identificação de dados sociodemográficos e oMaslach Burnout Inventory (MBI)para identificar a presença da Síndrome de Burnout. Para a análise dos dados utilizamos a análise estatísticadescritiva simples. Os resultados revelaram que 62 (70%) dos professores eram do sexo feminino, casados 49 (55%), tempo de carreira de 11 a 20 anos 48 (54%), formação profissional 83 (93%) pós-graduado em nível de especialização, renda familiar entre três e quatro salários mínimos 62(70%), referiu ter se afastado por licença médica 54(61%), relação do problema de saúde com o trabalho 53 (60%) responderam negativamente e sobre o conhecimento do significado de Síndrome de Burnout 58 (65%) responderam que não conheciam. A partir da aplicação do questionário de Maslach Burnout Inventory (MBI), obtiveram-se os seguintes resultados: 53(60%) avaliados com nível elevado de Exaustão Emocional (EE), 37 (42%) com nível elevado de Despersonalização (DE) e 38(43%) com nível baixo de Realização profissional (RP). O estudo revelou que 35 (40%) dos professores apresentaram situação de vulnerabilidade ou no limiar da SB e 38(43%) apresentaram concomitantemente alta EE, alta DE e baixa RP, sinalizando a presença da SB.Diante dos resultados apresentados faz-se necessário, programar estratégias individuais, grupais e organizacionais mediante informações acerca da SB para apoio da comunidade escolar ao docente, com o intuito de prevenir e/ou amenizar os efeitos da Síndrome de Burnout.

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Publicado

22-06-2023

Edição

Seção

Artigos