LIMITES E POTENCIALIDADES DA INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, SaúdeResumo
A educação dos profissionais de saúde ainda é considerada uma prática fragmentada e descontextualizada e é uma questão que vem sendo mundialmente discutida. No Brasil diferentes políticas públicas, dentre elas a educação interprofissional (EIP), foram implementadas nos últimos anos, com o intuito de promover a integração entre os diferentes profissionais da saúde. Assim, a educação interprofissional é uma estratégia que visa a mudança do perfil dos profissionais da saúde para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), propicia ocasião favorável para o aprendizado concomitante com outros profissionais de saúde, buscando desenvolver atributos e habilidades necessárias em um trabalho coletivo. Partindo dessas considerações, o presente estudo teve por objetivo identificar limites e possibilidades da Educação Interprofissionalem Saúde, a partir de revisão da literatura de experiências brasileiras.Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de levantamento bibliográfico sobre a temática, cujas buscas foram realizadas nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando as palavras chave interprofissionalidade e educação interprofissional, sem limites de período. Foi realizada analise de conteúdo de cinco artigos, uma dissertação e uma tese. Foram identificados dois temas: Potencialidades da EIPelimites da EIP. Os resultados revelaram que a interprofissionalidade tem potencial para transformar as práticas em saúde, promover a assistência integral e qualificar os profissionais para o pleno exercício do trabalho em equipe, entretanto, se faz necessário envolver as instituições de ensino superior na proposta da educação interprofissional e realizar educação permanente para os profissionais dos serviços.