Sistema produto-serviço (PSS) em empresas fabricantes de máquinas-ferramentas
Autores
Maísa Rita de Cássia Cristy Silva de Melo
Vânia Carolina Oliveira
Stefânia Aparecida Belute Queiroz
Palavras-chave:
Serviços, Servitização, Sistema Produto-Serviço (PSS)
Resumo
Empresas manufatureiras estão cada vez mais incluindo serviços na oferta de seus produtos para que haja aumento na sua receita e também na sua competitividade. Essa estratégia é chamada de servitização. Com base no exposto, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Qual o tipo de PSS é ofertado pelas empresas fabricantes de máquinas-ferramentas? Para responder o problema de pesquisa tem-se como objetivo geral: verificar quais são os tipos de serviços agregados aos produtos fabricados pelas empresas de máquinas-ferramentas. A partir do objetivo geral foram estabelecidos os objetivos específicos a seguir: a) fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema; b) levantar quais são as empresas fabricantes de máquinas-ferramentas; c) identificar quais são as os tipos de serviços agregados aos produtos ofertados pelas empresas e d) classificar o tipo de PSS adotados pelas empresas fabricantes de máquinas-ferramentas. A pesquisa é de abordagem quantitativa e do tipo descritiva, o método utilizado para coleta de dados foi o levantamento (Survey) e a técnica utilizada foi o questionário. Percebeu-se, por meio dos resultados da pesquisa que os fabricantes de máquinas-ferramentas ofertam serviços de manutenção e reparo agregados na oferta de seus produtos, ou seja, possui o PSS orientado ao produto.