Planejamento estratégico em empresas de pequeno porte na cidade de São Sebastião do Paraíso MG
Autores
Paula Helena de Lima Marques
Adriana Tavares Roberto
Stefânia Aparecida Belute Queiroz
Palavras-chave:
Conhecimento, Planejamento, Estratégia
Resumo
Dentre os fatores que determinam o valor das organizações modernas, estão a informação e o onhecimento. Através do acúmulo e manuseio de dados e sua transformação em conhecimento aplicável à melhoria de competitividade de uma empresa os processos são desenvolvidos. Esses dados podem ser descritos através de aquisição de informações. Toda empresa precisa de um planejamento para poder estruturar seus objetivos e tarefas a serem cumpridas. Cada empresa possui uma estratégia diferente, de acordo com suas necessidades diante da competitividade no mercado de trabalho. Assim, tem-se o problema de pesquisa: qual o grau de conhecimentos dos proprietários das empresas de pequeno porte, sobre o planejamento estratégico? O objetivo geral deste trabalho foi altear o quão os proprietários possuem conhecimento sobre o planejamento estratégico nas empresas de pequeno porte da cidade, foi feita uma pesquisa de levantamento, com 10 empresários, utilizando para a coleta de dados questionários, percebeu-se que os empresários necessitam de maior conhecimento sobre o planejamento estratégico para destacar-se dentre as demais empresas procurando e almejando o sucesso empresarial.