COMUNICAÇÃO DE ENFERMEIROS COM DEFICIENTES AUDITIVOS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Beatriz Aparecida Narcizo
  • Tainara Borges Evangelista
  • Gismar Monteiro Castro Rodrigues
  • Tobias Divino dos Santos
  • Damiana Rodrigues
  • Beatriz Nasser Pereira
  • Mariana Gondim Mariutti Zeferino
  • Ana Paula Horta

Palavras-chave:

Deficiente auditivo, surdo, libras, assistência do enfermeiro

Resumo

Introdução: Os deficientes auditivos, inclusive os surdos enfrentam obstáculos na comunicação no atendimento de enfermeiros, sendo essa comunicação de suma importância para bom atendimento da enfermagem. Objetivo: conhecer sobre a comunicação de enfermeiros com deficientes auditivos a partir de revisão literária. Metodologia: Foi realizado uma revisão integrativa da literatura,  a fim de responder a questão norteadora: como é a comunicação do enfermeiro com o deficiente auditivo? Realizamos uma busca nas bases de dados BVS, LILACS, Portal de Revista de Enfermagem e Scielo, foi realizado leitura dos títulos, posteriormente dos resumos e separados os artigos que foram selecionados para está pesquisa e respondiam os critérios de inclusão deste estudo. Resultados e discussão: Os deficientes auditivos muitas vezes não se sentem humanos quando buscam atendimento nas instituições de saúde e suas diferenças não são respeitadas, comprovando assim as lacunas na assistência, o que em sua maioria causa diversos sentimentos negativos. Dentre os relatados nos estudos analisados os pacientes referem apresentar tristeza, decepção, indignação, sentem que estão sendo privados de informação, que o atendimento não é digno e dizem-se excluídos  Considerações Finais: É de suma importância estar preparado para o atendimento ao deficiente auditivo e adequar-se às estratégias para cada indivíduo garantindo uma assistência integral e humanizada incluindo a LIBRAS para o melhor atendimento.

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Publicado

02-06-2023

Edição

Seção

Artigos