Custos da qualidade em uma indústria de alimentos PET de São Sebastião do Paraíso

Autores

  • Juliana Silva de Oliveira
  • Patrícia Teruel dos Reis
  • Julio Henrique Machado

Palavras-chave:

Custos, Qualidade, Custos da Qualidade, Devolução

Resumo

A qualidade tornou-se um investimento para as empresas e gera custos conhecidos como Custos da Qualidade - prevenção, avaliação, falhas internas e externas. Estes são ferramentas que dão a dimensão das ineficiências no processo produtivo de forma controlada e equilibrada. Assim, a meta é atingir a qualidade dos produtos, ou seja, praticamente livre de falhas desde o processo produtivo até o consumidor. Caso contrário, o número excessivo de falhas pode trazer proporções negativas e em alguns casos irreversíveis. Neste contexto, o presente trabalho trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo geral verificar se os gastos com qualidade contribuem para a redução na devolução de vendas na indústria de alimento Pet de São Sebastião do Paraíso. Para isto foram utilizados relatórios e documentos dos períodos de 2011, 2012 e 2013. As análises dos resultados demonstraram que a companhia tem custos elevados com falhas internas e falhas externas, aconteceram oscilações nos gastos com qualidade, que podem influenciar nas margens lucrativas futuramente. Um sistema de qualidade bem monitorado e efetivo garante bons resultados e boas performances. Assim, recomenda-se a empresa  aumentar o investimento em prevenção e avaliação para que os custos não conformes possam ser evitados e providenciar controle de hora de reprocesso dos setores envolvidos no processo de devolução.

Downloads

Publicado

02-06-2023

Edição

Seção

Artigos