Análise da Eficiência de Ferramentas de Simulação Organizacional Enquanto Facilitadoras da Aplicação de Teorias para o curso de Graduação em Administração

Autores

  • Ana Paula Lattaro de Paula
  • Gisele Guerra dos Santos
  • Edson Bergamaschi Filho

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem, principalmente aquele voltado à graduação, passa atualmente por um período de reformulação, que tem início desde a formação dos professores. A escolha e utilização de metodologias apropriadas, considerando as particularidades e preferências de cada aluno, podem tornar este processo mais dinâmico, despertando maior interesse e comprometimento. Como importantes ferramentas para aplicação prática do conteúdo teórico adquirido, os jogos de empresa e simuladores organizacionais têm sido cada vez mais adotados por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) nas mais variadas áreas. Conforme objetivo desta pesquisa, procurou-se analisar os benefícios obtidos com a aplicação deste método, em especial, para o curso de Administração, tendo como base para análise o desempenho dos alunos e as informações coletadas por meio de questionários, respondidos posteriormente à realização das atividades simuladas. Dessa forma, foi possível concluir que, embora não tenham proporcionado inter-relacionamento adequado entre os conceitos teóricos adquiridos e o desenvolvimento prático, estas ferramentas geraram resultados satisfatórios em outros aspectos, tais como a interdisciplinaridade de conteúdo.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos