APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE ROZENFELD ET AL. (2006) PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SOFÁ
Resumo
Desenvolver um produto é realizar atividades considerando as necessidades do mercado que resultem em especificações do produto final, bem como de seu processo de produção (ROZENFELD, et al., 2006). Uma das metodologias disponíveis é a de Rozenfeld et al. (2006), utilizada neste trabalho para o desenvolvimento de um sofá. Como necessidade de mercado devemos considerar os pontos que trarão mais valor ao produto como conforto ou comodidade por meio de mecanismos eletrônicos. Um novo modelo de sofá foi proposto, utilizando a metodologia de Rozenfeld et al. (2006). Após a estruturação e definição do que seria desenvolvido, aplicou-se um questionário com cinco questões: avaliação da sensação tátil do couro com a espuma, identificar as principais opções de conforto para os clientes, quanto a pessoa pagaria pelo sofá, escolha da cor e quais as melhores opções de mecanismos eletrônicos que trazem melhoria do conforto para o sofá. Essas questões foram avaliadas pelo público durante o período de uma hora na Libertas Faculdades Integradas, para essa análise amostras da espuma, couro e das diversas opções de cores foram apresentadas. O resultado da avaliação foi de 81,8% das pessoas consideraram a sensação tátil como o melhor nível. Uma maior camada de espuma foi destacada como maior conforto por 81,8% dos respondentes. Em relação ao preço, 54,6% dos respondentes pagariam entre R$4.501,00 e R$8.000,00 pelo produto. Não foi possível obter as cores de preferência dos clientes, por ter apresentado onze opções, cada respondente escolheu uma. Como destaque para os mecanismos eletrônicos obtivemos mecanismo elétrico para atuação do retrátil, carregador por indução e porta copos refrigerados. Portanto, conclui-se que o estudo apresentou uma pesquisa das necessidades do cliente considerando as etapas iniciais do desenvolvimento de produto propostas por Rozenfeld et al. (2006) e pode ser considerada como sugestão de desenvolvimento para futuros produtos.