APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE ROZENFELD ET AL. (2006) PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TELAS DE UM APLICATIVO

Autores

  • Letícia Rogerio Alves
  • Érica Gonçalves Rezende
  • Pedro Lúcio Bonifácio
  • Julio Cesar Naves Fernandes

Resumo

Desenvolver um produto é realizar atividades considerando as necessidades do mercado que resultem em especificações do produto final, bem como de seu processo de produção (ROZENFELD, et al., 2006). Uma das metodologias disponíveis é a de Rozenfeld et al. (2006), utilizada neste trabalho com alguns ajustes para se adaptar ao desenvolvimento de um produto digital (aplicativo). Como necessidade de mercado devemos considerar a área da Economia Circular. De acordo com Bocken et al. (2016a, p. 308) as bases da economia circular estão na limitação do uso dos recursos e da energia, onde o planeta é um sistema e a poluição e os desperdícios são considerados negativos. A EC seria o viabilizador econômico para reutilização dos materiais, bem como uso dos recursos renováveis, quando possível (BOCKEN et al., 2016a, p. 308; ELLEN MACARTHUR FOUNDATION, 2015, p. 15). Considerando as grandes áreas identificadas e a comunidade, foi identificada a necessidade de reduzir o desperdício de frutas e verduras, isso poderia ser realizado por meio de uma terceira parte, que seria um aplicativo intermediador entre os clientes que comprariam os produtos a um preço menor e os vendedores que acabariam descartando esses produtos que ainda poderiam ser consumidos. A ferramenta Canva foi utilizada para desenvolver: uma tela de login do recicla.me, uma tela para anunciar os produtos contendo duas opções (frutas ou legumes e ossos ou sobras de carne), uma tela perguntando o que o usuário deseja fazer (quero comprar, quero anunciar, quero abrir uma reclamação), uma tela com opções de pagamento (pagamentos via pix, pagamentos via cartão e pagamentos via boleto). As telas foram mostradas ao público durante o período de uma hora na Libertas Faculdades Integradas e as pessoas foram solicitadas a responder um questionário e analisar o que foi desenvolvido. Nele os usuários deram uma nota elevada para a usabilidade e o fator visual. Assim, considerou-se a metodologia de Rozenfeld et al. (2006) como aplicável para o design de telas de um aplicativo. Como pesquisas futuras seria a aplicação dessa metodologia no desenvolvimento do próprio software.

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Publicado

31-10-2024