EXTENSÃO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO ESTRUTURAL EM ADOLESCENTES: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Resumo
O presente trabalho de intervenção em Extensão Curricular foi elaborado na disciplina de Psicologia do Adolescente, tendo como resultado a criação de um folder que abrange aspectos relacionados ao enfrentamento do racismo estrutural. É crucial pontuar as estruturas que permeiam o racismo visto que estas geram uma política dominante e um ciclo de ideologias, e tais processos na vida do adolescente geram diversas questões, principalmente na relação de identidade e pertencimento, acarretando diversas complicações nas esferas acadêmicas e de saúde mental, reproduzindo marginalizações sociais e permanência de estigmas. A luta antirracista e uma educação inclusiva em todos os âmbitos pode promover um desenvolvimento social de melhor qualidade, extinguindo preconceitos e lutando contra as desigualdades do sistema. Tendo como objetivos atenuar comportamentos racistas em alunos do ensino médio das escolas estaduais da cidade, combate ao racismo, promoção de conscientização e entendimento acerca do tema, o debate sobre os temas relacionados, além da promoção sobre questões de representatividade e identidade. A metodologia será a utilização de um folder informativo que pretende gerar identificação e conversar diretamente com os adolescentes, pais e responsáveis. A problemática abordada foi estruturada com base em referenciais bibliográficos e um raciocínio técnico científico, em consonância com as estatísticas nacionais acerca desse assunto, relacionando teóricos da educação, do desenvolvimento e da prática do racismo na sociedade. O desfecho do trabalho consistiu na elaboração de um infográfico, que se configura como a etapa inicial para a orientação de educadores, pais e alunos. Utilizou-se uma linguagem acessível, desprovida de tecnicismos, com o objetivo primordial de instruir a sociedade acerca do racismo estrutural e suas diversas manifestações. A Extensão curricular baseia-se na interação entre a universidade e a comunidade. Assim, é possível concluir que, levando em conta o processo histórico e estrutural do racismo que afeta o contexto e as relações sociais dos indivíduos de maneira integral, o combate ao racismo torna-se fundamental tanto para a comunidade quanto para a formação na área da psicologia. Nesse aspecto, a integração entre teoria e prática enriquece o processo educativo e fomenta um compromisso com a responsabilidade social em relação à comunidade.