RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA E EQUOTERAPIA
Resumo
O estágio foi realizado em um Centro de Reabilitação Neurológica e Equoterapia, em uma cidade do interior do estado de Minas, com uma carga horária de 60 horas sob a supervisão da Profa. Dra. Natália Michelato Silva. A principal atividade do estágio foi a observação e a realização de entrevistas semiestruturadas, visando aproximar o graduando de situações reais para vivenciar conteúdos estudados em sala de aula, sendo que o método terapêutico e educacional que utiliza cavalos, foi a principal área de atuação observada, o qual só pode ser realizada após a avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica e é elaborado por uma equipe multidisciplinar. Foram realizadas sete entrevistas com gestores, colaboradores e familiares dos usuários da instituição, visando conhecer a história, o funcionamento e o trabalho realizado. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o melhor desenvolvimento global dos aspectos físicos, cognitivos, comportamentais e sociais de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais. Sendo importante destacar-se que deve ser realizada por profissionais instruídos e capacitados, em colaboração com uma boa equipe multidisciplinar. Cada paciente é único, e o tratamento é adaptado para atender às necessidades específicas deles. A equipe multidisciplinar exerce um papel fundamental para proporcionar um tratamento completo e qualificado. Essa equipe é composta por profissionais de diferentes áreas da saúde e educação, que trabalham juntos para atender às necessidades do paciente de forma significativa. Os profissionais que podem fazer parte da equipe multidisciplinar incluem: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, instrutor de equitação e profissional da saúde. A prática é realizada por uma equipe multidisciplinar e visa o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e necessidades especiais.