A VIVÊNCIA DO ALUNO DE PSICOLOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EQUOTERAPIA

Autores

  • Taíssa Cristina de Pádua Soares
  • Natália Michelato Silva

Resumo

Este trabalho se trata de um relato de experiência em estágio básico de psicologia, na área institucional, realizado em um centro de equoterapia em um município do sul do estado de Minas Gerais, que utiliza uma abordagem terapêutica que envolve o uso de cavalos para promover benefícios físicos, emocionais e cognitivos. É especialmente útil no tratamento de pessoas com deficiências físicas, transtornos do desenvolvimento, distúrbios neurológicos e condições psicológicas. Durante as sessões de equoterapia, um terapeuta qualificado trabalha em conjunto com o paciente, utilizando o movimento do cavalo como estímulo terapêutico. Essa abordagem pode ajudar a melhorar o equilíbrio, a coordenação motora, a força muscular, a confiança, a autoestima e a interação social. Esta é uma prática reconhecida e utilizada em diversos países como parte integrante do tratamento multidisciplinar. O estágio teve como objetivo adquirir experiência prática na área de psicologia institucional, além de conhecer as técnicas de equoterapia e aprender sobre as diversidades atendidas. A metodologia utilizada foi baseada nos estudos em sala e por meio de observação e entrevista com profissionais e usuários do serviço, que capacitaram os alunos para a realização de tal estágio. A estrutura foi feita para a melhor compreensão e aprendizado do funcionamento institucional, permitindo compreender os parâmetros psicossociais. Durante a observação no estágio, foi possível compreender as necessidades dos usuários, ver  que os profissionais lidam com diversas patologias físicas e psicológicas, necessitando de vários tipos de intervenções e atenção redobrada nos comportamentos e movimentos dos usuários durante as sessões. Também foi notável a relação do trabalho em equipe, a relação com as políticas e de assistência social e a relação entre o profissional da instituição e o usuário, onde há um grande carinho e vínculo emocional entre eles. Assim, é possível concluir que este estágio forneceu compreensões a respeito de seu funcionamento e estrutura, informações essas, essenciais para formação em psicologia e escolha do ramo a seguir. Durante este período foi visível a diferença que o tratamento equoterápico pode fazer na vida de um indivíduo.

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Publicado

16-10-2024