Relacionamento 2.0 – estudo de caso do site Reclame Aqui

Autores

  • Sérgio Fidelis Rosa Júnior
  • Davidson Scarano

Palavras-chave:

Reclame-aqui, Web 2.0, Redes Sociais, Reclamações, Consumidores

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com o intuito de estudar o site Reclame-aqui bem como suas funções. Um estudo bibliográfico foi utilizado para maior aprofundamento do tema em questão. Desta forma para estudar a questão prática do site foi realizado uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, ressaltando sua eficiência nas intermediações das reclamações dos consumidores, bem como suas funções adicionais que previnem o consumidor de empresas possuidoras de um mau relacionamento com cliente. Com intuito de atingir os objetivos propostos, optou-se como coleta de dados a realização de um questionário semi-estruturado enviado ao departamento responsável na empresa. Com base no estudo realizado, constatou-se a positiva eficiência por parte do site, intermediando reclamações de clientes para com as empresas obtendo êxito na sua função, e ainda demonstrando funções adicionais que orientam o cliente sobre a seleção de empresas confiáveis para futuras negociações, sendo então um referencial eletrônico que o consumidor possui para segurança nos negócios.

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Publicado

30-05-2023

Edição

Seção

Artigos